Infraestrutura x

  • Infraestrutura

    O Curso de Tecnologia em Processos Químicos  conta com a estrutura física existente no campus SAP (Figura 2), onde são realizadas atividades de aulas teóricas, aulas práticas, aulas computacionais, além das atividades de pesquisa. Os recursos físicos estão distribuídos entre a Unidade Cidade Alta (Figura 3 a Figura  6) e a Unidade Bom Princípio (Figura 7 a Figura 12). 

    Figura 2. Visão superior da Unidade Cidade Alta e da Unidade Bom Princípio que constituem o Campus FURG-SAP. Fonte: Google

     

    Unidade Cidade Alta (UCA)

    A Unidade Cidade Alta conta com 3 (três) salas de aula equipadas com quadros, recursos multimídias, ar condicionado e acesso à internet; 8 (oito) salas de permanência de docentes, com ambiente climatizado, acesso à internet e impressora; 3 (três) Laboratórios de Ensino de Química, 1 (um) Laboratório de Ensino de Física, 1 (um) Laboratório de Microbiologia, 1 (um) Laboratório de Bioquímica, 1 (um) Laboratório de Informática, 1 (um) Laboratório de Ensino e Pesquisa em Educação Matemática - LEPEMAT, 1 (um) almoxarifado para reagentes químicos, 1 (uma) secretaria de pós-graduação e 1 (uma) sala de apoio administrativo, Figura 3. Conta ainda com infraestrutura de lazer, com ponto de convivência e quadra de esportes. Há também sala de webconferência vinculada ao Polo Universitário EaD. 

    Figura 3. Entrada principal da UCA (a), ponto de convivência dos estudantes (b), quadra de esportes (c) e (d) e prédio de laboratórios da UCA (e) e (f).

    Os Laboratórios de Ensino de Química (Figura 4) estão separados em: Laboratório de Ensino de Química Analítica; Laboratório de Bioquímica; Laboratório de Microbiologia; Laboratório de Ensino de Química Orgânica e Laboratório de Química Geral. Os laboratórios são equipados com itens importantes para as aulas práticas dos cursos de nível superior, sendo utilizados também para atividades de extensão e pesquisa. Todos os ambientes são climatizados e possuem acesso à internet. 

    O Laboratório de Ensino de Química Analítica dispõe dos seguintes equipamentos: centrífuga, pHmetro, condutivímetro, polarímetro, refratômetro, bomba de vácuo, destilador de água, mufla, estufa, balança analítica, geladeira, freezer e chapas de aquecimento. O Laboratório de Bioquímica dispõe de destilador de água, incubadora refrigerada, moinho de grãos, chapas de aquecimento, balança analítica, freezer, banho-maria, estufa, liquidificador industrial, destilador de proteínas, espectrofotômetro e centrífuga refrigerada. O Laboratório de Microbiologia dispõe de microscópios ópticos, contadores de colônias, estufas, incubadora DBO, geladeira, bloco digestor, destilador de nitrogênio, balança analítica, balança semi-analítica, pHmetro, sistema de extração Sohxlet, homogeneizador tipo Stomacher, autoclave, banho ultrassom, banho ultratermostático, agitador mecânico, chapas de aquecimento, espectrofotômetro, banho-maria, estufa bacteriológica e micro-ondas. O Laboratório de Ensino de Química Orgânica dispõe de evaporador rotativo, sistema de extração sohxlet, estufa, mufla, balança analitica, banho-maria, bomba de vácuo, chapas de aquecimento, ponto de fusão, polarímetro e mantas de aquecimento. O Laboratório de Ensino de Química Geral dispõe de estufa, mesa agitadora, chapas de aquecimento, banho-maria, equipamento para filtração à vácuo, balança analítica, espectrofotômetro UV-Vis. 

     

    Figura 4. Laboratório de Ensino de Quimica Analitica (a), Laboratório de Ensino de Bioquímica (b), Laboratório de Microbiologia (c), Laboratório de Ensino de Química Orgânica (d), discentes durantes as aulas práticas (e) e (f). 

    O Laboratório de Ensino de Física é um laboratório no qual são realizados experimentos que servem de subsídios para as aulas de Física Experimental A, bem como para as disciplinas de Atividades de Ensino de Física e Estágios Supervisionados. Neste laboratório, os principais equipamentos instalados são: Van der Graff, gerador de funções, osciloscópio, fontes de alimentação, balanças e demais equipamentos para experimentos de Mecânica, Ótica e Eletromagnetismo. 

    O Laboratório de Informática é destinado às atividades de ensino dos cursos de tecnologia, graduação e de pós-graduação do Campus, estando também disponível para atividades de pesquisa, extensão, oficinas e minicursos. Dispõe de 30 (trinta) computadores completos, com sistema operacional Linux e acesso à internet e 1 (um) projetor multimídia. Todos os computadores dispõem de ferramentas de processamento de texto/planilha eletrônica/ferramentas de apresentação, além de contar com softwares utilizados para modelagem matemática de problemas de engenharia. Especificamente no que tange às ferramentas para modelagem, as máquinas contam com versões atualizadas das linguagens Python, Scilab e Octave, entre outras. Os computadores estão ligados à internet, com 100 Mbps de velocidade, e permitem acesso imediato ao Portal de Periódicas da CAPES para pesquisas bibliográficas em documentos científicos. 

    O Laboratório de Ensino e Pesquisa em Educação Matemática – LEPEMAT tem o objetivo de integrar as duas áreas que compõem a formação inicial do professor de Matemática, articulando as disciplinas de formação pedagógica e as de formação teórica, promovendo uma compreensão profunda dos conceitos matemáticos. O LEPEMAT integra as atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão relacionadas à Educação Matemática. Na Figura 5 segue imagens de Sala de aula, Laboratório de Ensino de Física, Laboratório de Ensino e Pesquisa em Educação Matemática e Laboratório de Informática.






    Figura 5. Sala de aula (a), Laboratório de Ensino de Física (b), Laboratório de Ensino e Pesquisa em Educação Matemática (c) e Laboratório de Informática (d).

    Além dos laboratórios de Ensino, também estão alocados na UCA laboratórios de pesquisa (Figura 6), tais como o Laboratório de Análise de Resíduos e Contaminantes, Laboratório de Eletroquímica e Instrumentação, Laboratório de Síntese Orgânica e de Desenvolvimento de Nanomateriais, Laboratório de Desenvolvimento, Análise e Simulação de Processos e de Pesquisa na área de tratamento de efluentes utilizando Processos Oxidativos Avançados. Entre os principais equipamentos disponíveis nesses espaços, destacam-se: cromatógrafo a gás com detector espectrométrico de massas (GC/MS), cromatógrafo a gás com detector por ionização em chama (GC-FID), cromatógrafo a líquido com detector por arranjo de diodos (HPLC-DAD), espectrômetro de infravermelho (FTIR), sistema para obtenção de água ultra pura, espectrofotômetro UV-Vis, centrífuga, balança analítica, bomba de vácuo, vórtex, ultrassom, evaporador de amostras, ultraturrax, rota-evaporador, banho-maria, mesa agitadora, agitador mecânico, estufa, reator de eletrocoagulação, reator de vidro com lâmpada ultravioleta. 

    Figura 6. Laboratório de Análise de Resíduos e Contaminantes (a), Laboratório de Eletroquímica e Instrumentação (b), Laboratório de Síntese Orgânica e de Desenvolvimento de Nanomateriais (c), Laboratório de Desenvolvimento, Análise e Simulação de Processos e de Pesquisa na área de tratamento de efluentes utilizando Processos Oxidativos Avançados (d)

     

    - Unidade Bom Princípio (UBP) 

    A Unidade Bom Princípio localiza-se em uma área de 33 (trinta e três) hectares, doada pela Prefeitura Municipal no ano de 2010, junto ao bairro de mesmo nome. Possui um Pavilhão contendo 12 (doze) salas de aula, com capacidade entre 50 (cinquenta) e 100 (cem) discentes, todas equipadas com projetor multimídia e com acesso à internet, 12 (doze) salas de permanência para docentes e 1 (um) Espaço de Aprendizagem Colaborativa (EAC). O EAC é uma proposta construída a partir de 2019, pela Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD) em parceria com as unidades acadêmicas, que tem como objetivo qualificar o ensino de nível superior, estimulando o ensinar e o aprender a partir de novas perspectivas. No campus SAP, está em funcionamento desde 2022,  com o objetivo de que essa sala possa ser um espaço de mobilização de estratégias de ensino em que se estimule o estudante a aprender a partir da interação com colegas e docentes.

    Neste pavilhão (Figura 7) também estão alocados o Laboratório de Metalurgia, Ensaio Mecânicos e Metrologia; o Laboratório de Otimização de Resultados e Decisões; o Laboratório de Sistemas 2 e o Laboratório de Sistemas de Produção e Qualidade, vinculados à Escola de Engenharia, alguns ainda em fase de implementação. 

    Figura 7. Pavilhão de salas de aula (a) e (b), sala de aula (c) e espaço colaborativo (d).

    Na UBP encontra-se também o Centro Tecnológico (Edital FINEP CT Infra Novos Campi 2009), Figura 8, vinculado à Escola de Química e Alimentos, onde estão alocados um (01) Laboratório de Informática, um (01) miniauditório e onze (11) laboratórios de pesquisa, sendo estes: Laboratório de Síntese Orgânica Catalítica; Laboratório de Pesquisas em Produtos Naturais; Laboratório de Instrumentação; Central de Estudos e Desenvolvimento de Tecnologias Analíticas e de Degradação de Compostos; Laboratório de Engenharia de Processos Agroindustrial; Laboratório de Tecnologia de Alimentos + Laboratório de Análise de Alimentos; Laboratório de Microbiologia; Laboratório de Síntese Orgânica Verde; Laboratório de Solos; Laboratório de Termodinâmica e Cinética de Processos Degradativos Laboratório de Informática e Laboratório de Gestão. Nesses laboratórios, os acadêmicos dos cursos oferecidos no campus têm a oportunidade de participar das atividades de pesquisa e extensão das mais diversas áreas, tais como catálise, química analítica, análise de alimentos, processos, síntese orgânica, óleos vegetais/essenciais, simulação de processos, solos, efluentes, entre outras.

    Entre os equipamentos alocados nesses espaços, destacam-se: forno mufla, bomba de vácuo, banho termostático, espectrofotômetro UV-Vis, estufa de esterilização e secagem, evaporador rotativo, balanças analíticas, bomba de alto vácuo, centrífuga, liofilizador, ultrafreezer, estufa à vácuo, agitadores magnéticos, destilador de água, chapas de aquecimento, ultrassom reacional, torre de resfriamento de água, dorna de fermentação, moinho para cereais, moedor de carne, pHmetro, tacho de cocção com misturador, iogurteira industrial, tanque para lavagem de frutas, banho-maria, viscosímetro rotativo microprocessado, digestor de fibras, câmara climática, texturômetro, capela de fluxo laminar, estufa bacteriológica, destilador de proteínas, contador de células somáticas, moinho de solos, estufa com circulação de ar, prensa, alambique, fotômetro de chama, autoclave, agitador mecânico, liquidificador industrial, colorímetro. Também estão disponíveis equipamentos de grande porte, com características de multiusuário, tais como, Espectrofotômetro de Varredura UV-Vis, RMN de baixa resolução, Absorção Atômica com unidades de chama, forno de grafite, geração de hidretos e vaporizador de mercúrio, Cromatógrafo a Líquido com detector por arranjo de diodos e coletor de frações, Cromatógrafo a Gás com detector por ionização em chama, Potenciostato/galvanostato, Módulo reator/fermentador. 

    Figura 8. Laboratório de Síntese Orgânica Catalítica (a), Laboratório de Pesquisas em Produtos Naturais (b), Laboratório de Engenharia de Processos Agroindustrial (c), Laboratório de Tecnologia de Alimentos + Laboratório de Análise de Alimentos (d), Laboratório de Microbiologia (e), Laboratório de Solos (f), Laboratório de Termodinâmica e Cinética de Processos Degradativos (g), Laboratório de Informática (h), Laboratório de Instrumentação (i) e (j). 

    O Prédio Administrativo (01), Figura 9, conta com 1 (uma) sala para palestras e pequenos eventos, 1 (uma) Secretaria geral, 1 (uma) Secretaria de pós-graduação, 3 (três) salas destinadas à Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE); 1 (uma) sala da direção do campus, 1 (uma) sala da vice-direção e de relações públicas, 1 (uma) sala de reuniões e 1 (uma) biblioteca. 

    Figura 9. Prédio administrativo (a) e (b)

    A Biblioteca do Campus FURG-SAP (Figura 10) integra o Sistema de Bibliotecas (SiB) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), órgão ligado à Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD. Possui espaço para estudo e leitura, salas de estudos, computadores para uso da comunidade acadêmica, acervo físico e virtual através da Plataforma Minha Biblioteca. 

    Entre os serviços prestados pelo SiB, destacam-se: consulta local e online das obras da biblioteca; empréstimo domiciliar; empréstimo entre bibliotecas (possibilidade de envio de materiais de outras bibliotecas do SiB); renovações e reservas de materiais pelo sistema; serviço de referência; acesso ao Portal de Periódicos CAPES; treinamento de usuários (individual ou em grupo); visitas guiadas através de agendamento; comutação bibliográfica com outras instituições; alimentação e divulgação da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD); confecção de fichas catalográficas e auxílio e acesso à normas para normalização de documentos (ABNT).

     

    Figura 10. Biblioteca do campus FURG-SAP (a e b).

     

    Na UBP, encontra-se ainda 1 (um) Centro de Convivência (Figura 11), destinado a oferecer espaço de lazer, alimentação e permanência para os estudantes, quadras de esporte e 1 (uma) Casa de Estudante (Figura 12) com moradia para 60 (sessenta) estudantes.

     

    Figura 11: Centro de Convivência dos estudantes (a) e (b).

     

    Figura 12. Casa de estudante (a) e quadra de esportes (b).

    Além da infraestrutura existente nas duas unidades do campus, o curso ainda pode contar a infraestrutura multiusuário disponível na FURG - Campus Carreiros, conforme descrito a seguir. 

    - Campus Carreiros

    Centro de Microscopia Eletrônica do Sul / CEME-SUL
    O Centro de Microscopia Eletrônica do Sul - (CEME-SUL) constitui-se como um órgão vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – PROPESP conforme a Resolução Nº 031, de 12 de dezembro de 2014, do Conselho Universitário - CONSUN. O CEME-SUL tem por finalidade oferecer condições de uso dos recursos da microscopia eletrônica, bem como de técnicas afins lotadas no mesmo centro em atividades relacionadas ao ensino, à pesquisa, à inovação e à extensão universitária.

    O CEME-SUL é voltado a diversas áreas do conhecimento, possuindo estrutura multiusuária com o uso compartilhado regido pela Resolução Nº 004, de 17 de Março de 2006, do Conselho Universitário - CONSUN a qual dispõe sobre o Programa de Compartilhamento de Equipamentos Multiusuários da FURG – ProCEM. Ele localiza-se na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Campus Carreiros, em prédio próprio, ocupando uma área de 236 m2. Possui infraestrutura em microscopia eletrônica, microscopia confocal, difração de raios-X e um laboratório de nanobiotecnologia equipado com um homogeneizador a alta pressão, sendo os principais equipamentos disponíveis:

    Microscópio Eletrônico de Transmissão de 120 keV, Jeol, JEM-1400, acoplado com microssonda de EDS; Microscópio Eletrônico de Varredura, em modo alto e baixo vácuo, Jeol, JSM - 6610LV, com microssonda de EDS; Microscópio Confocal Invertido de Varredura a Laser, Leica, TCS SP8; Difratômetro de Raios X com câmara para temperaturas criogênicas, Bruker, D8 Advance; Homogeneizador a alta pressão EmulsiFlex - C3, Avestin.

    A infraestrutura do CEME-SUL está disponível para professores, pesquisadores, técnicos administrativos em educação e alunos de nível superior e de pós-graduação vinculados à FURG ou a outras Instituições de Ensino e de Pesquisa, envolvidos em projetos de pesquisa científica ou tecnológica cadastrados na respectiva Pró-Reitoria.

     Centro Integrado de Análises da Universidade Federal do Rio Grande/ CIA-FURG

             O Centro Integrado de Análises da Universidade Federal do Rio Grande/ CIA-FURG constitui-se como um órgão vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – PROPESP conforme a Resolução Nº 023, de 9 de Outubro de 2015,  do Conselho Universitário - CONSUN. Tem como finalidade oferecer condições de uso de equipamentos de análises químicas, físicas e biológicas lotados no centro em atividades relacionadas à pesquisa, ensino, extensão e inovação envolvendo conhecimento e integração entre as diversas áreas. O CIA-FURG possui estrutura multiusuária com o uso compartilhado de equipamentos em acordo a Resolução Nº 004, de 17 de Março de 2006, do Conselho Universitário - CONSUN a qual dispõe sobre o Programa de Compartilhamento de Equipamentos Multiusuários da FURG – ProCEM.

    O CIA-FURG possui uma infraestrutura multiusuária, que pode ser utilizada por pesquisadores da própria FURG, outras Universidades e Institutos de Pesquisa e setor privado. São realizadas análises empregando as seguintes técnicas: - Ressonância Magnética Nuclear – RMN; - Análise por Adsorção de Nitrogênio – BET; - Analisador Termogravimétrico – TGA; - Calorímetro de Varredura Diferencial – DSC; - Cromatografia Gasosa - GC-MS/MS; - Espectrometria de Massa de Razão Isotópica – IRMS; - Espectrometria de Absorção Atômica de Alta Resolução com Fonte Contínua – HR-CS-AAS.

    A infraestrutura multiusuária do CIA-FURG também pode ser acessada por estudantes de tecnologia, graduação e pós-graduação, da FURG ou de outras Universidades. É possível realizar aulas ou cursos teóricos e práticos nos equipamentos do CIA-FURG, mediante agendamento prévio.

    Infraestrutura prevista: Laboratório de Processos Químicos a ser alocado junto ao Laboratório de Engenharia de Processos Agroindustrial.